REUNIÃO DE MEDIAÇÃO ENTRE SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS E ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PRIVADA NO TOCANTINS TERMINA SEM ACORDO

A reunião de mediação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (SINDIFATO) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde Privada no Tocantins, realizada nesta semana, terminou mais uma vez sem acordo.

Após argumentações de ambos os lados, os principais pontos de divergência continuam sendo o piso salarial da categoria e o limite de plantões mensais realizados pelos farmacêuticos.

Durante as negociações, o SINDIFATO apresentou uma proposta de piso salarial de R$ 5.500,00 para uma jornada de 44 horas semanais, com a limitação de 13 plantões mensais. Por outro lado, a representação patronal propôs um valor de R$ 4.200,00 para a mesma jornada de trabalho, mas sem limitar o número de plantões, que poderia chegar a 15 ou 16 por mês.

As negociações começaram em julho de 2019, mas foram abruptamente interrompidas em março de 2020 devido à pandemia de COVID-19. Desde então, ocorreram mudanças na diretoria da representação patronal e as negociações ficaram estagnadas por conta de diversos problemas enfrentados pelos hospitais junto às operadoras de saúde e ao governo do estado do Tocantins.

Durante esse período, a categoria farmacêutica sofreu grandes prejuízos, já que quase 100% dos hospitais não reajustaram os salários de acordo com a inflação, acumulando um passivo que se arrasta desde 2019.

Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “Queremos atualização da inflação de todo o período e a limitação de 13 plantões mensais. Nosso pedido não é aleatório nem irresponsável; ele é justo e estaria em linha com as negociações se elas tivessem seguido seu curso normal”.

Renato destacou que a representação patronal frustrou diversas tentativas de avanço nas negociações e só aceitou participar da mediação após a mudança na sua diretoria e a intervenção do Ministério Público do Trabalho.

O SINDIFATO, por meio de um grupo em um aplicativo de mensagens, mantém constante comunicação com os farmacêuticos do segmento, debatendo e discutindo cada passo das negociações no setor de saúde privada no Tocantins.

O sindicato reforça seu compromisso em defender os direitos da categoria e convida todos os profissionais do segmento a se filiarem à entidade, fortalecendo assim a luta por condições de trabalho mais justas e dignas.