NOVO PISO SALARIAL DOS FARMACÊUTICOS DO TOCANTINS ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE AGOSTO DE 2024

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins informa que, a partir de 1º de agosto de 2024, passou a vigorar o novo piso salarial para farmacêuticos(as) que trabalham em farmácias, drogarias e distribuidoras no estado. O valor estabelecido é de R$ 5.508,20 para uma jornada de 40 horas semanais, com limite máximo de 8 horas diárias de segunda a sexta-feira.

Após intensas negociações com a representação patronal, foi acordado um reajuste de 4,5% em todas as cláusulas financeiras, mantendo-se todas as cláusulas sociais previstas na convenção coletiva de trabalho anterior. O documento oficial foi assinado pelos presidentes dos sindicatos envolvidos e encaminhado para registro no sistema mediador do Ministério do Trabalho e Previdência.

Os farmacêuticos receberão o salário atualizado já no mês de setembro de 2024, referente ao trabalho realizado em agosto. Renato Soares Pires Melo, presidente do Sindifato, destacou a importância de avançar em cláusulas financeiras que não impactam diretamente a folha de pagamento, como abonos, prêmios e auxílios. Ele também mencionou a proposta de um piso salarial estratificado para micro, pequenas, médias e grandes empresas, que ainda está em discussão.

O setor varejista farmacêutico continua em crescimento, como aponta o Shopper Report Farmacêutico, estudo feito pela Bnex, que registrou um aumento de 4,2% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao ano anterior. Em maio de 2024, o crescimento foi de 7,2% em relação ao mesmo mês de 2023. Este cenário reflete a capacidade do setor em remunerar melhor seus profissionais e melhorar as condições de trabalho.

O Sindifato reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos farmacêuticos e está atento às demandas da categoria. O novo piso salarial será disponibilizado assim que o documento for registrado no sistema mediador. Cópias serão enviadas para escritórios de contabilidade, empregadores e farmacêuticos sempre que solicitado.

TABELA DO NOVO PISO SALARIAL 2024/2025

• 8h: R$ 5.508,20
  • 7h: R$ 4.819,64
  • 6h: R$ 4.131,12
  • 5h: R$ 3.442,60
  • 4h: R$ 2.754,08
  • 3h: R$ 2.065,57
  • 2h: R$ 1.377,05
  • 1h: R$ 688,52

Plantonista: R$ 32,50 com limite de 12 horas por plantão.

Auxílio alimentação: R$ 25,00 por dia para farmacêuticos(as) com jornada de trabalho superior a 6 horas ininterruptas.

Exceção: Farmácias do segmento magistral e farmácias do interior que funcionam até o sábado pela manhã: piso de R$ 6.058,90 para 44 horas semanais.

Fonte: Sindifato com informações dos sites e-commerce Brasil e Bnex.