Na tarde de ontem (14), o Instituto de Saúde Cidadania regularizou o pagamento dos salários dos Farmacêuticos que trabalham nos estabelecimentos administrados pela empresa.
Os profissionais haviam denunciado ao Sindicato da categoria, os constantes atrasos no pagamento dos salários, e que o último pagamento estava atrasado há 2 meses.
O Sindicato dos Farmacêuticos notificou o empregador para que regularizasse imediatamente a situação ainda no mês de setembro.
Em sua defesa, o empregador afirmou que ainda não havia recebido o pagamento da contratante, Governo do Estado do Tocantins, e isso ocasionou a interrupção dos pagamentos dos salários.
O Sindicato da categoria notificou a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado para que tomassem as providências necessárias a fim de regularizar o pagamento da remuneração dos profissionais.
Sem resposta de ambas as partes, o Sindicato dos Farmacêuticos protocolou denúncia ao Ministério Público do Estado do Tocantins e a Controladoria Geral da União para que apurassem os fatos e responsabilização dos gestores.
MULTA POR ATRASO DE SALÁRIO
O Tribunal Superior do Trabalho entende que deverá incidir multa de 10% sobre o salário devido, na hipótese de atraso no pagamento de até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.
Para o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo “Quem vive com o salário atrasado sabe o suplício que isso significa, pois as contas mensais não podem ser atrasadas e, quando atrasam, sofrem a incidência de multas e juros altíssimos, descontrolando completamente a vida do trabalhador”.
Os Farmacêuticos que se sentirem prejudicados poderão buscar orientações e assistência junto do Sindicato da categoria.
Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos.
Estamos nas redes sociais
twitter.com/sindifato
facebook.com/sindifato
instagram.com/sindifato
t.me/sindifato