As farmácias públicas no Município de Gurupi/TO, atualmente, vêm trabalhando somente em um período, o que vem causando transtornos para a população, já que o acesso aos medicamentos não pode ser limitado pelo poder público.
Tal situação ocorre porque o município de Gurupi tem o número reduzido de profissionais farmacêuticos(as) atuando nesses estabelecimentos.
As farmácias municipais, conta apenas com um farmacêutico, que trabalham das 7 horas da manhã às 13:00 da tarde.
O município dispõe apenas de 11 profissionais concursados e 4 contratados, porém apenas 8, trabalham nas farmácias municipais, o que acaba por sobrecarregar o serviço, já que na maioria dos estabelecimentos, não contam com os assistentes de farmácias, e o farmacêutico, permanece sozinho para fazer todo atendimento, além da parte administrativa da farmácia pública.
É notório que o Município de Gurupi/TO não vem cumprindo com o Princípio da Universalidade, um dos Princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao restringir o horário de funcionamento das farmácias públicas, a Prefeitura limita o acesso da população aos medicamentos. Causando prejuízos ainda maiores, em decorrência da descontinuidade dos tratamentos com medicamentos.
Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins.