GOVERNO DO TOCANTINS É CONDENADO A PAGAR O RETROATIVO DAS PROGRESSÕES FUNCIONAIS DOS FARMACÊUTICOS.

O Judiciário tocantinense tem condenado o Governo do Tocantins a efetuar o enquadramento funcional de Farmacêuticos, bem como efetuar o pagamento do retroativo das progressões em atraso, mais os reflexos em férias, 13º salário, diferenças decorrente do parcelamento das datas bases, pagamento das parcelas do acordo de insalubridade e adicional noturno, além da correção monetária e juros de todo período referente aos últimos cinco anos.

Os farmacêuticos foram prejudicados pela inércia do Governo Estadual, que protelou a efetivação dos direitos dos servidores do Estado. Ao deixar de cumprir o plano de cargos e carreira dos servidores da saúde, o Governo do Tocantins causou diversos prejuízos aos profissionais. “Não se trata apenas de valores, mas reflexos na aposentadoria dos Farmacêuticos. A progressões não concedidas conforme o previsto, terão reflexos, além de financeiros, na aposentadoria dos profissionais”, informou o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo.

Os Farmacêuticos que ainda não buscaram auxílio do Sindifato, deverão entrar em contato o mais rápido possível, para não terem o seu direito prescrito. As dívidas do Estado com os servidores prescrevem em cinco anos. “Existem Farmacêuticos, que tomaram posse entre 2010 e 2012, que ainda estão no nível/referência 1B. Já estamos em 2020, esses profissionais já deveriam ter evoluído na carreira, e consequentemente, com uma remuneração melhor”, esclareceu Melo.

Os Farmacêuticos interessados poderão entrar em contato com o Sindifato pelo e-mail contato@sindifato.org.br , informando nome completo, CPF e telefone de contato, para receberem as devidas orientações e esclarecimentos.

Da redação