ATENÇÃO FARMACÊUTICOS DO TOCANTINS: PROTEJAM-SE CONTRA ABUSOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins alerta todos os profissionais da categoria para ficarem atentos às ocorrências em sua rotina de trabalho e para documentarem todas as suas atividades minuciosamente. Recentemente, tem sido relatado que alguns empregadores estão criando situações vexatórias e coercitivas contra os farmacêuticos com o objetivo de provocar demissões por justa causa.

De acordo com a convenção coletiva dos farmacêuticos de farmácias e drogarias do estado do Tocantins, qualquer falta grave ocorrida durante a relação de trabalho deve ser apurada por meio de um processo administrativo disciplinar. A não observância deste procedimento pode tornar a demissão injustificada, o que configura uma prática abusiva de maus empregadores que utilizam este artifício para reduzir as verbas rescisórias, prejudicando os farmacêuticos.

É fundamental que os farmacêuticos estejam cientes de seus direitos e procedimentos corretos. Qualquer dúvida em relação às suas atividades dentro do estabelecimento, acúmulo ou desvio de função, remuneração abaixo do piso salarial, utilização de comissão sobre vendas para complementar o piso salarial, supressão de direitos como férias, 13º salário e licença, deve ser encaminhada ao sindicato dos farmacêuticos para a devida apuração.

O Sindicato dos Farmacêuticos está à disposição para proteger os profissionais e garantir que seus direitos sejam respeitados. Conhecer e entender a norma coletiva de trabalho da categoria é essencial para assegurar um ambiente de trabalho justo e seguro.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins.