FARMACÊUTICOS DE PALMAS/TO AINDA NÃO RECEBERAM ADICIONAL POR PRODUTIVIDADE NO SUS

Até a presente data, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas/TO ainda não efetuou o pagamento do Adicional por Produtividade no Sistema Único de Saúde (APSaúde) aos farmacêuticos servidores do município. Esta gratificação substituiu a antiga Gratificação do SUS (GSUS). Mesmo com a publicação da Lei 3068/2024, os farmacêuticos aguardam o efetivo pagamento em seus contracheques.

Diversos profissionais recebiam a antiga GSUS há mais de 10, 15 e até 20 anos. No entanto, sem qualquer diálogo com os representantes das categorias, a prefeitura suspendeu o pagamento, alegando a criação da APSaúde. Na prática, apenas alguns poucos servidores tiveram a implementação do adicional em seus contracheques.

Os farmacêuticos aguardam ansiosos por um desfecho positivo e que o adicional retorne aos seus contracheques o mais rápido possível. Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “a postura da prefeitura foi algo inesperado. Qualquer medida que irá impactar na carreira dos servidores deve ser discutida com as representações. Não se retira gratificações sem a devida compensação. Os farmacêuticos e demais servidores já haviam incorporado essa gratificação aos seus orçamentos. Retirar essas gratificações, sem aviso e de forma abrupta, é um ato de deslealdade com os servidores que sustentam o sistema único de saúde.”

Os farmacêuticos estarão reunidos para deliberar ações mais contundentes para reaver os seus direitos.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos